Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

19 de ago. de 2022

OMS recomenda 4ª dose da vacina da covid apenas para grupos de risco

No atual momento da pandemia da covid-19, uma equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, na quinta-feira (18), que a quarta dose da vacina fosse aplicada em pessoas com maior risco de complicações, como hospitalizações e mortes. Neste cenário, o segundo reforço do imunizante não seria indicado para toda a população com mais de 18 anos.

A orientação foi compartilhada pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE). No entendimento da equipe da OMS, a vacinação inicial (duas doses) e o reforço bastariam para imunizar pessoas que não estão em grupos de risco por enquanto. No futuro, esse parecer pode ser revisto.

"Não constitui uma recomendação geral de vacinar todos os adultos após o primeiro reforço", afirmou o presidente do SAGE, Alejandro Cravioto, em coletiva de imprensa, segundo a agência de notícia AFP. Para o grupo de risco, a segunda dose do reforço deve ser aplicado entre quatro a seis meses da última dose.

Quem são o grupo de risco para a covid?

De acordo com o SAGE, os seguintes grupos devem ser priorizados com a quarta dose da vacina contra a covid-19:

-Pessoas com mais de 65 anos;
-Pessoas imunocomprometidas;
-Mulheres grávidas;
-Pessoas com diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, pulmonares ou renais.

Além disso, o grupo de especialistas da OMS reforça que os profissionais de saúde de todas as idades também devem receber a segunda dose de reforço.
Recomendação da quarta dose pode mudar no futuro

Apesar da atual recomendação, o SAGE admite que as orientações sobre o uso da quarta dose podem mudar no futuro, já que o comportamento da covid-19 e de suas variantes tende a ser imprevisível.

"É provável que novas doses adicionais possam ser necessárias dentro de 4 a 12 meses após o segundo reforço, especialmente em pessoas mais vulneráveis ​​a doenças graves e morte", explica o grupo, citando o exemplo da quinta dose contra a covid-19.

Aqui, é importante destacar que, em outubro de 2021, o SAGE emitiu um posicionamento similar. Na época, a recomendação da terceira dose era exclusiva para grupos de risco e eles também não aconselhavam a aplicação em todos com mais de 18 anos. Passados alguns meses, a decisão foi revista.

Neste ponto, o Brasil é um dos países que já se adiantou na distribuição de doses de reforço contra a covid-19 para toda a população. Isso porque, em alguns estados, como em São Paulo e no Rio de Janeiro, a quarta dose já está disponível para todos com mais de 18 anos.

Fonte: France 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!